sexta-feira, 11 de julho de 2008

- = Ação docente: propulsora de transformações = -


Somos alunas do 3º ano do Curso Normal Médio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – Campos, Rio de Janeiro. Durante esses três anos de intenso estudo e dedicação pudemos estar aplicando toda a teoria aprendida em sala de aula em nosso campo de estágio (Educação Infantil e 1º Segmento do Ensino Fundamental).


A prática se torna fundamental, pois temos o contato direto com os elementos que compõem o processo de ensino e aprendizagem. Como afirma Tardif (2002), os saberes provindos das experiências, da prática, não são saberes iguais aos outros, mas sim, formados de todos os outros, pois é em prol da própria prática que os demais saberes são articulados. Assim, vivenciamos todas as implicações deste processo, como também etapas importantes, como o período de adaptação.


É fundamental para a educação que se tenha cursos preocupados com a formação de docentes conscientes de seu papel para a sociedade. Essa preocupação é algo marcante em nosso curso, que incentiva o nosso amadurecimento profissional e pessoal, levando-nos a ter a consciência de que nossa postura quanto educadoras se refletirá no êxito ou não de nossos futuros alunos. Neste contexto, o ensino depende de nossa formação e da transformação das nossas práticas em sala de aula. Esta transformação se dá em várias “esferas”: acadêmica, governamental, prática pedagógica e política (ALVES, 1998). Assim, caba a nós professores (e futuros professores) fazer uma trabalho reflexivo sobre nossa postura em sala de aula.
Estamos com muitas expectativas em relação à nossa prática. E neste ano temos a oportunidade de estar vivenciando- a de fato, através de nossas aulas práticas, e com elas podemos nos aperfeiçoar quanto educadoras. Além disso, também estamos estagiando na rede pública de ensino. Estar em contato com outra realidade é algo que nos desafia, e ao mesmo tempo é enriquecedor. Neste contexto, esta prática será fundamental para o trabalho que estamos desenvolvendo ao longo desse ano: a monografia. O tema da nossa pesquisa é a “Alfabetização em rede pública: quais os nós e as possíveis soluções?”. Procuraremos estar compartilhando esta prática com todos através deste blog.


Nos dois primeiros anos do Curso relatávamos nossas experiências em nosso caderno de Prática de Ensino, que era supervisionado pela nossa Coordenadora Liliana Azevedo Nogueira. Este ano, através deste blog, procuraremos relatar e compartilhar nossas experiências no âmbito educacional. Coloquem seus comentários, pois assim, trocaremos experiências!

Nenhum comentário: