A transmissão de saberes processava-se de uma geração para outra, com a participação das crianças no mundo dos adultos. Já que o filho acompanhava o pai nos trabalhos na lavoura, a filha auxiliava a mãe em trabalhos manuais, como artesanato, entre outros.Porém, quando a escola assa a ser generalizada e obrigatória, constrói-se um espaço para preparar as crianças para o mundo dos adultos, um mundo até então, constante, regido por uma ordem absoluta.
Hoje sabemos que educação acontece a partir da interação permanente com o sistema político, ideológico, sociológico, filosófico, religioso, econômico, etc.
“(...) um professor de história ou de matemática; de ciências ou de estudos sociais, de comunicação e expressão ou literatura brasileira, etc, tem cada um uma contribuição especifica a dar em vista da democratização na sociedade brasileira, do atendimento dos interesses das camadas populares, da transformação estrutural da sociedade. Tal contribuição se consubstancia na instrumentalização, isto é, das ferramentas de caráter histórico, matemático, etc. Que o professor seja capaz de posse de alunos ( Saviane, 1982, p.83)”.
Hoje sabemos que educação acontece a partir da interação permanente com o sistema político, ideológico, sociológico, filosófico, religioso, econômico, etc.
“(...) um professor de história ou de matemática; de ciências ou de estudos sociais, de comunicação e expressão ou literatura brasileira, etc, tem cada um uma contribuição especifica a dar em vista da democratização na sociedade brasileira, do atendimento dos interesses das camadas populares, da transformação estrutural da sociedade. Tal contribuição se consubstancia na instrumentalização, isto é, das ferramentas de caráter histórico, matemático, etc. Que o professor seja capaz de posse de alunos ( Saviane, 1982, p.83)”.
Neste contexto, cabe ao professor criar o senso político em seus alunos, com o objetivo de construir um clima de querer viver em comum, educando as novas gerações para cidadania. Assim, aos professores a sociedade confia-lhes a construção do cidadão e a manutenção
Do espírito esperançoso, que seja alicerce de uma comunidade política.
Os docentes desempenham um papel necessário, pois criam os mecanismos, os de consenso social, que nos faz querer ser membros de uma comunidade.
Leontiev estuda as características do processo de apropriação da cultura pelos indivíduos, produção e reprodução da vida em sociedade. Segundo ele, umas das características desse processo é que se trata de um processo sempre ativo, ou seja, o indivíduo precisa realizar uma atividade em que “reproduza os traços essenciais da cultura acumulada no objeto” ( Leontiev, 1978b, p.268).
A atividade a ser reproduzida pelo individuo que se apropria de um produto da história humana é muitas vezes, a atividade de utilização deste objeto. Este objeto no caso pode ser comparado ao voto. O professor exerce um papel de suma importância neste âmbito, pois pode orientar o aluno sobre a melhor forma de escolher o seu candidato, refletindo sobre ele, sobre seu histórico de feitos, entre outros aspectos fundamentais para o voto consciente!
O professor deve educar os alunos para que sejam cidadão críticos atuantes na sociedade e não meros reprodutores desta, levando-os a refletir sobre seu espaço político e social.
Levando em consideração o âmbito escolar e considerando o papel do professor quanto formador de opiniões, qual medida poderia ser adotada para que haja desde cedo à construção do senso crítico dos discentes!
A atividade a ser reproduzida pelo individuo que se apropria de um produto da história humana é muitas vezes, a atividade de utilização deste objeto. Este objeto no caso pode ser comparado ao voto. O professor exerce um papel de suma importância neste âmbito, pois pode orientar o aluno sobre a melhor forma de escolher o seu candidato, refletindo sobre ele, sobre seu histórico de feitos, entre outros aspectos fundamentais para o voto consciente!
O professor deve educar os alunos para que sejam cidadão críticos atuantes na sociedade e não meros reprodutores desta, levando-os a refletir sobre seu espaço político e social.
Levando em consideração o âmbito escolar e considerando o papel do professor quanto formador de opiniões, qual medida poderia ser adotada para que haja desde cedo à construção do senso crítico dos discentes!